Planetário de Brasília
Address
Setor de Difusão Cultural Via N1, St. de Divulgação Cultural - Eixo Monumental, Brasília
Address
Setor de Difusão Cultural Via N1, St. de Divulgação Cultural - Eixo Monumental, Brasília
Tempo de oficina: 8h
Ministrante: Andrei Thomaz (Instituto Europeo de Design de São Paulo)
Objetivo:
Tendo como ponto de partida as constelações, este workshop tem como objetivo convidar os alunos a realizarem exercícios de desenho gerados por programação envolvendo corpos e mapas celestes. O workshop será baseado na plataforma Processing, com foco nas ferramentas de desenho (linhas, curvas e formas geométricas simples).
Conteúdo:
Introdução ao Processing e suas ferramentas de desenho (2h);
Exercícios práticos com Processing (2h);
Desenvolvimento de projeto (4h);
Número máximo de inscritos: 12 pessoas
Pré-requisitos: De preferência, ter alguma noção de lógica de programação.
Material necessário: Notebook (Windows, Linux ou Mac) com Processing instalado.
Artista visual e professor. Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e formado em Artes Plásticas pela UFRGS. Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, envolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais encontram-se performances sonoras e instalações interativas. Entre os prêmios e editais pelos quais foi contemplado, encontram-se a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014;
#1 C.LAB – Blau Projects, com curadoria de Douglas Negrisoli, 2014; Edital de Estímulo à Produção Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG 2012; Prêmio de Ocupação dos Espaços da Funarte 2010, junto com Daniel Escobar e Marina Camargo; Edital do Centro Cultural Banco do Norteste 2010; 63 Salão Paranaense, 2009; Prêmio Atos Visuais, 2007; Prêmio FIAT Mostra Brasil, 2006. Participou de festivais como Videobrasil (2011), FILE (diversas edições) e outros. É sócio da produtora Mandelbrot, onde atua como programador e coordenador no desenvolvimento de projetos interativos. Vive e trabalha em São Paulo, SP.
Tempo de oficina: 4h
Ministrante: VJ Spetto & VJ Zaz (United VJs)
Objetivo:
Neste crash course os participantes vão mergulhar no universo fulldome para depois aprender a criar conteúdos 360º no Cinema 4D, através do Blendy 360 CAM, plug in criado pelos United VJs.
Conteúdo:
Módulo 1 – Spherical Revolution – 1h 30m
-A história dos dome projetivos e o VR
-O Passado. Presente e Future do Fulldome
Modulo 2 – Blendy 360 CAM do Cinema 4D – 2h30m
– Blendy 360º CAM Apresentação.
– Blendy 360º CAM Demonstração prática
– Sessão Prática – Fim
Número máximo de inscritos: 15
Pré-requisito: Computador Mac ou Pc com o Cinema 4D instalado. Não é obrigatório mas recomendável.
Artista em New Media e trabalha internacionalmente com 360 Video, Virtual Reality, Video Mapping, performances interativas, Stage Design e Fulldome (planetários digitais). Pedro é também o director e um dos principais organizadores do festival de cinema imersivo FULLDOME UK. Na indústria do fulldome, ele também trabalha como mentor de software e integrador de sistemas para VJ em planetários digitais.
Responsável pelo mapping da abertura da Olimpíada Rio 2016,Spetto é especialista em VideoMapping, VJing, Video Performance e instalações interativas. Tem passagem pelos principais festivais de arte eletrônica e é considerado o mais influente e importante VJ do cenário nacional. Ele é criador e fundador do grupo de artistas internacionais United VJs, consagrados como um dos mais influentes produtores de VideoMapping no mundo.
Tempo de oficina: 4h
Ministrante:Marlus Araujo (UFRJ)
Objetivo:
Apresentar as possibilidades das imagens esféricas na construção de narrativas e conteúdos multimídia, através de experimentos práticos. A oficina contará com câmeras 360º e óculos de realidade virtual.
Conteúdo:
Apresentação sobre o contexto tecnológico atual sobre as imagens esféricas;
Experimentações e captura de imagens com as câmeras 360º;
Experimentações com óculos de realidade virtual.
Número máximo de inscritos: 12
Pré-requisito: Familiaridade com softwares de edição de imagem e vídeo (Photoshop, Premiere, etc).
Material recomendado: Notebook com ferramentas de edição de imagem.
Formado em design pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduado em Projetos Digitais no Istituto Europeo di Design (IED-Rio). Desde 2005 atua no mercado profissional como designer de interfaces interativas. Com passagem pelos estúdios 6D e SuperUber, desenvolveu projetos para diversos clientes e mídias. Atualmente é pesquisador colaborador do Núcleo de Arte e Novos Organismos (NANO-EBA- UFRJ) e do Medialab UFRJ (ECO-UFRJ).