Mostra Competitiva



 

sacred_geometry
Horários de Exibição: 04.nov: 19h, 21h / 05.nov: 17h30

Sacred Geometry

VJ Eletroiman, Omar Prole, Homem Gaiola | 3min | 2017 | Espanha | Darklight Studio; Tklab (Telenoika)

A ideia deste filme fulldome é baseada no conceito da Geometria Sagrada. Neste sentido, procura-se através das palavras de Hermes Trismegisto: “O que está acima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora. O universo é como a alma.” propor uma viagem no tempo por culturas ancestrais. A narrativa do filme trabalha com conceitos, simbologia e elementos da sabedoria tradicional e geometria sagrada.

Desde 2000, o VJ Eletroiman trabalha com VJing, design de palco e nos últimos 8 anos, ele se dedica ao Mapeamento de Vídeo. Ele é o coordenador da TkLab, grupo de experimentação visual do coletivo Telenoika e ele é um dos fundadores do Darklight Studio.



 

Circus of Anxiety
Horários de Exibição: 04.nov: 19h, 21h / 05.nov: 17h30

Circus of Anxiety

Emily Briselden-Waters, Lisa J Burgess | 4min | 2017 | Reino Unido | Fulldome Research Group, Royal College of Art London

A narrativa do filme se baseia na experiência de ansiedade feminina, dividida em três atos. O primeiro é a Ruminação ou pensamento obsessivo, que é ilustrado por repetição de imagens, sons e vozes. Depois vai para o estágio do Pânico, onde som e imagem se tornam fragmentados e obscuros – com o objetivo de desorientar quem assiste. O ato final tem por objetivo comunicar os impactos físicos da doença mental, quando a experiência finalmente começa a tomar conta do corpo.

Emily Briselden-Waters é uma designer cujas práticas assumem muitas formas, incluindo: design conjunto, imagem móvel, direção artística, design gráfico e design de exibição. Emily trabalhou em projetos com museus internacionais, galerias, empresas de produção de música e casas de moda.
Lisa J Burgess é especialista em media music para imagens em movimento e artes visuais, com paixão pela fusão de técnicas clássicas contemporâneas, música eletrônica e eletroacústica.



 

Una Observacion al Fin del Mundo
Horários de Exibição: 04.nov: 19h, 21h / 05.nov: 17h30

Una Observacion al Fin del Mundo

Juan David Figueroa, Álvaro Rodríguez, Carlos Serrano | 7min | 2017 | Colômbia | +PLAY

Alguém olha através de um microscópio, vendo o mundo acabar. Lentamente, entendendo a vastidão de existência que cabe dentro de uma placa de Petri. Testemunhando a tendência natural do Universo ao caos e decomposição dos sistemas. Uma tendência que se manifesta independente da imensidão ou finitude do sistema. Tudo que ocorre sob o microscópio não passa de um reflexo do que é projetado no céu. Uma afirmação feita sob lentes: a destruição de sistemas orgânicos e, com eles, a ruptura do mundo biológico que conhecemos.

+PLAY é um estúdio de criatividade com base na Colômbia, trabalhando em inovação artística focada em novas plataformas e possibilidades que a tecnologia traz. Somos atraídos pela necessidade de levar nossas ferramentas ao limite, aterrando em territórios inexplorados, explorando sempre novas experiências que alteram a percepção da mente humana.
À frente da realidade virtual cinematográfica de ponta, reinventamos a narrativa pré-existente em novas perspectivas criando experiências viscerais, íntimas e imersivas. A consciência do espectador e o estado emocional são alterados e uma nova maneira de existir na era digital é criada.



 

Demarcar, Resistir!
Horários de Exibição: 04.nov: 19h, 21h / 05.nov: 17h30

Demarcar, Resistir!

Aníbal Alexandre Lima Diniz e Victor Hugo Soares Valentim| 4min | 2017 | Brasil | UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Este filme aborda a questão da demarcação das terras indígenas no Brasil, que tem por objetivo garantir o direito indígena à terra. Este direito vêm sendo massacrado pelo poder das autoridades, para fomentar o agronegócio e a exploração indiscriminada do meio ambiente, retirando a terra e a vida de muitos povos tradicionais de nosso país. A essência deste trabalho é mesclar os aspectos tradicionais (grafismos e elementos visuais das culturas indígenas) com as tecnologias de criação visual 360º, e a composição sonora do ambiente com cantos e sons da mata remodelados pelos processos da eletroacústica.

Aníbal Alexandre (Nibêra) é artista plástico, vídeo maker e VJ. Victor Valentim (Zivitin) é músico, produtor musical, professor de design de interfaces da UFRB, mestre em arte e tecnologia pela UnB. Trabalham em conjunto desde 2007, desenvolvendo pesquisa e produzindo obras artísticas que intercruzam imagem, som e novas tecnologias.
Completando 10 anos de parceria, fundaram e integraram o coletivo artístico Autonomia Duvidosa, colaboraram com o grupo de performance Corpos Informáticos, MídiaLab – UnB, entre muitos outros coletivos em que atuaram em conjunto na cena cultural de Brasília.



 

Ar
Horários de Exibição: 04.nov: 19h, 21h / 05.nov: 17h30

AR

United VJs | 3min | 2017 | Brasil

“AR” traz uma mensagem importante sobre o que o Brasil tem a oferecer: a herança ambiental, a importância de práticas econômicas sustentáveis, criatividade, determinação e uma busca constante por inovação. O nome “AR” significa Realidade Aumentada (Augmented Reality) ou o ar que nossos pulmões respiram?

United VJs integra criativamente as artes digitais empregando vídeo projeção mapeada, arquitetura, ilusões de ótica, projeções fulldome (planetários digitais), programação de software, som e vídeo arte. A equipe internacional é originária de São Paulo, com parceiros em toda a América do Sul, EUA e Europa e tem atuado em todo o mundo.



 

infinite horizons
Horários de Exibição: 04.nov: 19h, 21h / 05.nov: 17h30

Infinite Horizons

Diana Reichenbach | 3min | 2014 | Estados Unidos

Um vôo por uma paisagem abstrata desafia as percepções do horizonte.

Diana Reichenbach é uma artista multimídia premiada especializada em mídia imersiva e arquitetônica. Seu trabalho foi exibido em festivais e locais em cinco continentes e seu recente trabalho comissionado inclui uma arte eletrônica multimídia para a Virgin Atlantic Airways, destacada no aeroporto de Los Angeles.
Como artista, ela está interessada em comunicar um momento de imersão introspectivo e pessoal. Especificamente, ela usa animação e som para comunicar esses momentos através de progressões baseadas no tempo de mudança de cor, forma, textura e movimento. Além de trabalho independente e profissional, ela é professora de animação no Savannah College of Art and Design.



 

infinite horizons
Horários de Exibição: 04.nov: 19h, 21h / 05.nov: 17h30

Fuga

Leandro Mendes – VIGAS | 3min | 2016 | Brasil

A obra trabalha a ilusão de ótica como ponto principal, criando perspectivas virtuais ampliando a ideia de tela plana. A partir de um único ponto de fuga, animações gráficas levam o espectador a uma viagem audiovisual com imagens e sons sincronizados produzidos exclusivamente para a obra.

Vigas (Leandro Mendes) começou suas pesquisas em performances audiovisuais na faculdade em 2003. Em Julho de 2012, foi campeão do torneio internacional de VJs, Videozone realizado na Polônia. Conquistou o 1º lugar em 4 edições da competições o VJ TORNA Internacional, considerada a Copa do mundo dos VJs realizadas no México, Itália, África do Sul e na Turquia.
Desde então têm projetos de video mapping, performances estereópticas e esculturas de luz selecionadas em festivais como o Amsterdam Light Festival na Holanda, Rio Mapping Festival e Visualismo no Rio de Janeiro, Zipper Galeria e Red Bull Station em São Paulo.



 

Mindscapes
Horários de Exibição: 01.nov: 20h | 05.nov: 19h, 21h

Mindscapes#33

Fernando Velázquez, 2017 | 7min | 2017 | Brasil

A série Mindscapes explora a ideia de paisagem relacionada à atividade cerebral. Mais do que buscar uma literalidade, a pesquisa recorre a algoritmos generativos para especular a respeito dos processos, fluxos e relacionamentos entre os diversos dispositivos e sistemas que nos compõe.

Fernando Velázquez é artista transdisciplinar. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, performances audiovisuais e imagens geradas com recursos algorítmicos. Na sua pesquisa explora a relação entre Natureza e Cultura colocando em diálogo dois tópicos principais, as capacidades perceptivas do corpo humano e a mediação da realidade por dispositivos técnicos.
Se interessa pelo cruzamento da arte com outras áreas do conhecimento como a ciência, a filosofia e a antropologia visual de forma a construir processos e metodologias híbridas. Mestre em Moda, Arte e Cultura pelo Senac-SP, pós graduado em Video e Tecnologias On e Off-line pelo Mecad de Barcelona, participa de exposições no Brasil e no exterior com destaque para a Emoção Art.ficial Bienal de Arte e Tecnologia.



 

Synapse
Horários de Exibição: 01.nov: 20h | 05.nov: 19h, 21h

Synapse

Vinicius Luz, Edgar Salmen, Bruno Bez | 3min | 2017 | VJZARIA | Brasil

Uma reflexão sobre as formas gráficas básicas e os fractais orgânicos.

Artistas visuais que combinam gráficos paramétricos 3D, fractals e visuais vivos generativos. O grupo vem trabalhando em projeções mapeadas, projeções ao vivo e generativas, instalações de imersão e luz, arquitetura digital e graffiti, estereoscopia, projeções de cúpula, filmagem em 360°, produção 3D e VJs há mais de uma década.



 

into the sublime
Horários de Exibição: 01.nov: 20h | 05.nov: 19h, 21h

Into the Sublime

Alice Kilkenny | 5min | 2017 | Reino Unido| Fulldome Research Group, Royal College of Art London

O filme explora o conceito de espaço no sublime digital e seu efeito transformador na consciência humana. É inspirado na história de ficção científica Quadraturin (1926) de Krzhizhanovsky, que conta a história de um homem comum, vivendo em um quarto minúsculo em um apartamento coletivo na União Soviética e de seu encontro com um produto milagroso que promete aumentar espaços interiores.
A obra leva o público por uma jornada a partir de uma forma estruturada, através de desordem caótica, até uma nova resolução estética e considera como a experiência sublime e transcendental se modernizou. Como a nossa busca pelo sublime continua, é provável que nosso sentido do eu como uma forma física será abstraída no espaço virtual; estas realidades cibernéticas que estão se desenvolvendo refletem as novas maneiras de alcançar nosso eu consciente.

Alice Kilkenny é um artista/designer multimídia baseada em Londres, criando instalações imersivas de áudio e vídeo. Sua prática contínua explora a dissolução do limite virtual/corpóreo.
Os espaços que ela cria existem como instalações físicas, em ambientes digitais autônomos e no ciberespaço. Usando narrativas cuidadosamente construídas, suas obras levam o público em viagens que os colocam no limiar entre o real e o imaginário.



 

quadratic
Horários de Exibição: 01.nov: 20h | 05.nov: 19h, 21h

Quadratic

Mike Latona & Marine Maschine | 11min | 2016 | Bélgica

O filme inclui vários conceitos que têm em comum a noção de quadrado no sentido geométrico. Uma função matemática da mistura onde o ponto de design está associado a uma imagem. Este filme imersivo trabalha com a idéia do movimento onde o público se pergunta sobre sua própria visão da realidade e do espaço.
A obra leva o público por uma jornada a partir de uma forma estruturada, através de desordem caótica, até uma nova resolução estética e considera como a experiência sublime e transcendental se modernizou. Como a nossa busca pelo sublime continua, é provável que nosso sentido do eu como uma forma física será abstraída no espaço virtual; estas realidades cibernéticas que estão se desenvolvendo refletem as novas maneiras de alcançar nosso eu consciente.

Mike Latona é um video-artista com fundo de design gráfico e enraizado na arte de rua. VJ por cerca de 17 anos, ele chegou ao mapping há 10 anos e encontrou a união ideal de todos os seus campos de ação. Pintura, animação, instalação, design gráfico, trabalhos em grandes formatos, som, interatividade, 3D, além da liberdade de criar estruturas com todo o tipo de materiais.
Suas colaborações e exposições (arte, arte de rua, arte digital, videoclips, filmes, teatro, dança, eventos, oficinas, educação) o levam a toda a Europa. Marine Maschine, 50% do projeto, acompanhou com seu processo de criação de paisagens sonoras.